Hoje partilhamos contigo as perguntas que deves fazer ao contratares o teu fotógrafo de casamento. Escolher bem o teu fotógrafo de casamento é uma tarefa muito importante. Ele será sempre a pessoa que estará mais tempo contigo e será o único fornecedor com quem irás manter relacionamento já depois de tudo terminar. 

No momento de reunir deverás colocar as perguntas certas ao fotógrafo de casamentos para que possas fazer a escolha acertada e para que, mais tarde, não tenhas dúvidas sobre a tua decisão.

Lembra-te, as fotografias do teu casamento são para toda a vida!

Deixamos já a seguir a lista das perguntas mais importantes a fazer ao teu fotógrafo de casamento, que podes salvar ou imprimir. Se “clickares” em cada uma das questões terás um detalhe do que motivo porque as deves colocar e algumas dicas importantes.

Lista de perguntas:

  1. Qual é o seu estilo de fotografia? 
  2. Quantos anos de experiência tem? 
  3. O que está incluído no orçamento? Que extras me poderão ser cobrados?
  4. Posso ter acesso a 2 ou 3 galerias com trabalhos completos e recentes? 
  5. Trabalha sozinho ou em equipa?
  6. Qual a composição da equipa e quem é o fotógrafo principal?
  7. Como é a dinâmica de trabalho num dia de casamento?
  8. Para fazer uma sessão só do casal no dia do casamento, quanto tempo é necessário?
  9. Quantas fotos, em média, costumam entregar por casamento?
  10. Elaboram álbuns impressos? Como é o processo de design?
  11. Qual o prazo de entrega do trabalho final?
  12. Como é a vossa rotina de backup das fotos?
  13. Qual o trabalho exacto do segundo fotógrafo? 
  14. Tem algum limite ao número de casamentos que fotografa por ano? Quantos já tem marcados para este ano?
  15. No dia do casamento vão expor e vender fotografias aos meus convidados?

1 – Qual é o seu estilo de fotografia? 

É importante conhecer o estilo do teu fotógrafo de casamento para perceberes se o seu gosto pessoal e visão criativa combina com o teu gosto e visão para as fotos do teu casamento.

Alguns fotógrafos têm um estilo mais clássico e tradicional, enquanto outros têm um estilo mais moderno, atualizado e criativo. Certifica-te de observar o portfólio e trabalhos anteriores para ter uma ideia do estilo do fotógrafo e se o seu gosto combina com o que procuras.

Por exemplo, na Boris the Cat desenvolvemos ao longo dos anos um estilo misto, no qual juntamos a autenticidade e “storytelling” do fotojornalismo de casamentos que é complementado pela elegância do estilo editorial “Fine art” sempre com um toque simples, elegante e intemporal.

RED FLAG:
A definição do estilo pessoal de cada profissional é algo que toma muito tempo e muita reflexão. Estamos a falar de anos e não de dias até que um profissional encontre o seu estilo pessoal e o consiga exprimir com segurança por palavras.
Se a resposta à tua pergunta te pareceu inconsistente, fugidia,  pouco segura ou que replica, por exemplo o que já leste noutros locais, é sinal que o fotógrafo ainda não atingiu maturidade profissional ou pior, trata-se de um amador a tentar a sua sorte.

2 – Quantos anos de experiência tem? 

A experiência é muito importante para garantir que o teu fotógrafo tem as habilitações técnicas e a preparação estéticas necessárias para captar todos os momentos importantes do teu grande dia.
Como em qualquer profissão, quanto mais experiente for o profissional menor será a possibilidade de acontecerem erros e mais refinada é a sua técnica. Mais, um profissional experiente conseguirá lidar mais facilmente e com mais confiança com quaisquer  imprevistos que possam acontecer durante o teu dia de casamento, lidando com eles com naturalidade não deixando nunca que comprometam o seu trabalho ou sequer que os clientes se apercebam deles.

Poderíamos dizer que até 5 anos falamos de aprendizes.
De 5 a 10 anos de experiência falamos com alguém com alguma experiência e já com conhecimentos sólidos na área. Colegas com mais de 15 anos de profissão entram no estatuto de “Mestres” e estão prontos para qualquer desafio que lhes seja colocado.

Na Boris the Cat, Miguel, o nosso fotógrafo principal, começou a fotografar em 1988 e profissionalizou-se em 1999.

3 – O que está incluído no orçamento? Que extras me poderão ser cobrados?

Certifica-te de que ficas a saber exatamente o que está incluído no orçamento.
Tem atenção e saber se as horas de cobertura incluídas serão suficientes, se entreguam os ficheiros digitais ou se existe um custo extra por isso; Que álbuns impressos tens direito, etc.

Pergunta sobre todos os possíveis custos extras para evitar surpresas desagradáveis no final.

É muito habitual, especialmente em fotógrafos low-cost, o valor final acabar por sair mais caro que contratar um profissional experiente e de prestígio. Habitualmente parece que os packages incluem tudo e mais alguma coisa mas depois são te cobradas, por exemplo:

– Horas extras cobradas a partir de certos horários,
– Despesas de deslocação com valores muito elevados e cobradas num raio muito curto,
– Os álbuns incluídos nos packages têem pouca qualidade / dignidade e com poucas folhas forçando-te a teres de fazer upgrades que vão encarecer muito o orçamento inicial.
– Não vos ser entregue a totalidade das fotografias em formato digital, tendo de pagar um extra para teres todas;
– Só ser editado um numero limitado de fotografias. Terás de pagar um valor extra para serem editadas todas…

É importante que fiques a par do que inclui o orçamento e quais as opções extra.
   

15 perguntas a colocar ao teu fotógrafo de casamento

4 – Posso ter acesso a 2 ou 3 galerias com trabalhos completos e recentes? 

Ver, apreciar e avaliar uma galeria com todas as fotos de um casamento é a única forma de teres uma noção real, aproximada do que vai ser o trabalho final que te será entregue.
É muito importante que vejas trabalhos completos e, preferencialmente, recentes. 

Ver apenas um portfólio com fotografias bonitas de vários casamentos, não basta! … ver o mural do instagram também é insuficiente! … isso qualquer um consegue fazer!
Observa se todos os momentos estão registados e se o trabalho no seu conjunto apresenta harmonia e te é agradável. Verifica também se as cores das fotografias te agradam e se a edição de todas é uniforme.

Na Boris the Cat o nosso portfólio está dividido em duas partes:
As melhores de vários casamentos
Várias galerias com trabalhos quase completos
Sempre que temos oportunidade, concedemos acesso a galerias privadas onde estão todas as imagens que entregámos a esse cliente.

RED FLAG: Profissional que complique ou te recuse o acesso a galerias completas é porque tem algo a esconder ou porque não tem segurança no seu trabalho!

5 – Trabalha sozinho ou em equipa? 

Quantidade não é sinónimo de qualidade.
Há colegas que fazem um trabalho estupendo e preferem trabalhar sozinhos outros preferem ter uma equipa que assegurará o registo de vários momentos.

Na Boris the Cat preferimos trabalhar em equipa. Cada um dos nossos elementos é especialista em determinadas áreas, uns mais na direcção dos noivos, outros mais na fotografia de acção…. Assim os nossos clientes conseguem um resultado que conjuga diferentes visões que se complementam e enriquecem o trabalho final.

No entanto, também é frequente termos apenas o Miguel a fotografar casamentos inteiramente sozinho pois as especificidades desse casamento não justificam a existência de mais ninguém.

6 – Qual a composição da equipa e quem é o fotógrafo principal? 

Se o fotógrafo trabalha em equipa, pergunta sobre qual a composição da mesma e quem é o fotógrafo principal. Mais importante, certifica-te de que está a falar com aquele que será o fotógrafo principal no seu dia de casamento.
Fotografar casamentos envolve uma grande componente social, só estando confortável e criando empatia com o teu fotógrafo é que o resultado será muito bom.

Por outro lado, não há duas pessoas iguais e nenhum fotógrafo consegue replicar o que outro fotógrafo faz. Se o trabalho que te apresentam é feito por alguém que não vai estar presente no seu dia de casamento … diríamos que há algo que não bate certo!

Na Boris the Cat prestamos um serviço muito personalizado e, por isso, quem sempre falará convosco é o Miguel e será sempre o Miguel a estar convosco no dia do vosso casamento.

Vamos conversar?

Sem compromissos e preparar a tua Wedding Experience.

7 – Como é a dinâmica de trabalho da equipa num dia de casamento? 

É importante inteirares-te da forma como o fotógrafo pretende captar todos os momentos importantes do teu casamento e perceber se ele tem uma abordagem organizada e profissional de o fazer. Pergunta sobre o plano de trabalho do fotógrafo e da sua equipa e se ele irá trabalhar de forma discreta para captar os momentos de forma natural ou se é mais interventivo e faz-se notar com maior evidência. Procura perceber o que cada elemento da equipa faz, quando e porquê.

RED FLAG: Se o profissional demonstrar hesitações na sua resposta, poderá indiciar falta de experiência ou que não tem por hábito preparar e planificar antecipadamente cada trabalho.

8 – Para fazer uma sessão fotográfica só do casal no dia do casamento, quanto tempo é necessário? 

Se pretendes fazer uma sessão fotográfica só do casal no dia do casamento para ficar com umas fotografias mais cuidadas e elaboradas, é importante saber quanto tempo o fotógrafo precisará para executar essas fotografias.
Isso irá ajudar-te a planear melhor a tua timeline de casamento e garantir que tens tempo suficiente para tudo.

9 – Quantas fotos, em média, costumam entregar por casamento? 

Certifica-te de saber quantas fotos o fotógrafo costuma entregar.
O número em si não é muito importante mas é para teres uma ideia do número de fotos que podes esperar receber e mais tarde não ficares com ideia que te deram a mais ou a menos. Pergunta se existe algum limite máximo ou mínimo.

Por exemplo, nós detestamos trabalhar com restrições e garantimos entregar todas as fotos necessárias para contar a história do dia de casamento dos nossos clientes. Apesar de não termos um número fixo, os nossos clientes podem contar com cerca de 80 a 100 fotografias por cada hora a fotografar.

Casamento na Quinta do Pé da Serra - Colares

10 – Elaboram álbuns impressos? Como é o processo de design? 

Se pretendes ter um lindo e magnífico álbum impresso (o que recomendamos vivamente!) pergunta se prestam esse serviço e pede para ver exemplos físicos de mostruário. Certifica-te de saber se terás a oportunidade de alterar o design e fazer sugestões de personalização ao projeto do álbum antes da impressão.

Observa bem os álbuns de mostruário! Verifica se são de alta qualidade, com bons acabamentos e perfeitos, que são de tamanho suficiente para ti e se existe outras opções e diversidade de revestimentos para as capas.

RED FLAG: Os melhores laboratórios produtores de álbuns, trabalham exclusivamente com fotógrafos profissionais. Não trabalham com o público em geral e, por isso, vedam o acesso aos seus produtos a fotógrafos amadores.
Actualmente, na Boris the Cat, trabalhamos e recomendamos a Fabrialbum que, como poderás perceber visitando o seu site, o acesso é limitado e o registo como cliente passa por uma triagem da sua equipa comercial.

11 – Qual o prazo de entrega do trabalho final? 

Certifica-te de saber antecipadamente qual o prazo de entrega do trabalho final para garantir que terás as fotos do teu casamento num tempo aceitável para o poderes partilhar com os teus amigos e família e para poderes usufruir dele.

Por exemplo, nós garantimos a entrega de todo o trabalho editado em 1 a 2 semanas após o casamento. Caso os nossos clientes encomendem um álbum, precisamos de mais 2 semanas para a impressão do mesmo.

RED FLAG: Se te indicarem prazos muito longos, com as mais diversas justificações, poderá indicar que o fotógrafo não se dedica a tempo inteiro à fotografia ou que poderá ter dificuldades no seu workflow ou ainda que tem tanto trabalho que não consegue dar resposta em tempo útil.

12 – Como é a rotina de backup das fotos? 

Aqui entramos num aspecto mais técnico de bastidores mas de uma importância fundamental.
Certifica-te que o fotógrafo tem uma rotina sistemática de cópias de segurança do seu trabalho fotográfico para garantir que as fotos do teu casamento estarão sempre seguras, protegidas e que não se corre o risco de se perderem.

Habitualmente fotógrafos amadores e alguns colegas em início de carreira, por cobrarem valores muito baixos, não podem dar-se ao “luxo” de investir em equipamentos e serviços que permitem ter absoluta confiança de que há sempre pelo menos uma cópia de segurança.
As camaras que permitem ser carregadas com multiplos cartões de memória são bastante mais caras, a subscrição de serviços de cópia de segurança na cloud que sejam fiáveis também não é barato e ter equipamentos específicos de armazenamento extra (NAS ou outros) também tem os seus custos!

Confessamos, somos um pouco paranóicos com esta questão.
Mas, acidentes acontecem, e a última coisa que queremos é terminar um casamento e perder o material recolhido! Se isso acontece é uma perda irreparável!
A nossa rotina de backup começa no momento da tomada das fotos.
Todas as nossas câmaras são carregadas com dois cartões de memória e estão parametrizadas para que cada foto que fazemos seja imediatamente guardada uma cópia de segurança no segundo cartão de memória.
Antes de sairmos de cada evento copiamos todas as fotos para dois discos externos.
Um dos discos fica em poder do fotógrafo principal e outro na posse do 2º fotógrafo.

Ao chegarmos ao nosso atelier, fizemos uma cópia do disco externo para o nosso computador principal de trabalho que, de forma automática, faz uma cópia de segurança para uma NAS e, em simultâneo, envia todas as fotos para um serviço de armazenamento cloud nos Estados Unidos da América… É o que chamamos “Backup à prova de tsunamis”!
Antes de começarmos a editar as fotos dos nossos clientes, temos os ficheiros em 7 locais diferentes! 

Casal de noivos que colocou todas as perguntas ao fotografo casamento numa paisagem de mar em cima das rochas.

13 – Qual o trabalho exacto do segundo fotógrafo? 

Qual a mais valia que o segundo fotógrafo traz ao trabalho final? Se o fotógrafo trabalha com um segundo fotógrafo, pergunta sobre a função dele no dia do casamento e como isso vai beneficiar o trabalho final.

Existem muitos mal entendidos na questão do segundo fotógrafo … para alguns casais fará sentido que haja um segundo fotógrafo por questões logísticas: ou porque os noivos preparam-se a distancias consideráveis ou porque fazem questão de ter um fotógrafo dedicado a cada um dos lados da família…

Voltamos a lembrar, quantidade não é sinónimo de qualidade!

Para nós o que faz sentido é que o segundo fotógrafo seja alguém que por sí só seja capaz de fotografar o casamento sozinho. Ou seja, que seja um fotógrafo com formação para tal e que consiga trazer uma segunda visão do casamento que ira complementar o trabalho do primeiro fotógrafo.

14 – Tem algum limite ao número de casamentos que fotografa por ano? Quantos já tem marcados para este ano?

Alguns fotógrafos poderão impor um limite ao número de casamentos que podem fotografar anualmente, como nós, para podermos nos dedicar com mais cuidado e atenção a cada cliente. Muitos outros fotografam todos os casamentos que conseguirem por ano.

É importante perceber se há limites ou não pois essa questão vai influenciar nos prazos de entrega, na disponibilidade para vos ouvir e atender (antes e depois do casamento).

Nós limitamos a cerca de 18 casamentos por ano.
Só assim conseguimos prestar uma experiência de alta qualidade aos nossos clientes e ajudar a proporcionar um dia de casamento memorável com tudo o que merecem!

Infelizmente não podemos fotografar os casamentos de todos os casais que nos contactam e só podemos trabalhar com os casais que se identificam inteiramente connosco, com o nosso estilo, com os nossos valores e forma de estar. 

15- No dia do casamento vão expor e vender fotografias aos meus convidados?

Alguns colegas oferecem a opção de expor e vender fotografias aos convidados no dia do casamento.

Isto pode ser um serviço interessante se pretendes que teus convidados possam comprar fotografias do casamento.
No entanto, isso também pode ser algo que não desejas e é importante perguntar antecipadamente para evitar ter surpresas desagradáveis!

Na Boris the Cat, preferimos dedicar-nos inteiramente aos nossos clientes e à sua festa. Preferimos não ter nada mais que nos possa distrair do que é realmente importante!
No entanto, em casos excepcionais e, sempre por iniciativa dos nossos clientes, poderemos prestar esse serviço mas nunca deixamos de alertar para os problemas que podem advir.

Em conclusão, estas são algumas das perguntas que deves colocar ao teu fotógrafo de casamento no momento de o contratar.
Antes de te comprometeres certificate de obter respostas claras, detalhadas e que sejam dadas com confiança para poderes tomar a tua decisão final em segurança.

Vamos conversar?

Sem compromissos e preparar a tua Wedding Experience.

Similar Posts