Dezembro e Janeiro são aquela altura do ano em que paramos um pouco para reflectir no ano que terminou, no que fizemos bem, no que temos para melhorar para o futuro e preparar o próximo ano.
Invariavelmente, neste processo de reflexão, recorremos muito à internet para nos colocarmos ao corrente das tendências actuais, do que de melhor se faz por esse mundo fora e perceber como podemos melhorar a experiência que proporcionamos aos nossos clientes.
Nestas pesquisas deparamos-nos muitas vezes com sites de colegas e “wanna be” colegas que são uma cópia quase integral do conteúdo do nosso website!!!
É que até o nosso mote “Único, Elegante e Intemporal” é copiado à descarada, por vezes adicionando um ou outro adjectivo que nada tem a haver com o estilo que mostram!!! …. já não bastava tentarem, com muito pouco sucesso, copiar as nossas imagens agora plagiam também os nossos textos!!!
Não quero que pensem que ficamos aborrecidos ou amargurados com isso, muito pelo contrário, é no mínimo cómico e até já nos deu bons momentos de gargalhadas!…
“O plágio é a maior forma de elogio.” Cheryl Cole
Sermos copiados é, na verdade, um grande elogio pois valida e demonstra que as nossas decisões do passado são as correctas.
Demonstra também que o que produzimos certamente é de tão boa qualidade que aqueles que não são capazes de o fazer pelo seu próprio mérito, usam o nosso trabalho como modelo para tentar atingir resultados aproximados aos nossos!
Ninguém se daria ao trabalho de plagiar algo se não fosse de qualidade, certo?
Se pensas copiar algo, tenho péssimas notícias para ti!
Já pensaste que ao copiar podes estar a replicar a razão do insucesso de quem copias?
Estamos neste ramo desde 1999. Como podes imaginar, já vimos de tudo e uma coisa que aprendemos é que nem tudo o que brilha é ouro!
Depois, há o problema da violação de direitos de autor.
Todo o conteúdo do nosso website é protegido por leis de propriedade intelectual, o que significa que só nós temos permissão para o utilizar ou reproduzir. Não basta alterar umas palavras e acrescentar outras tantas…
A estrutura linguística é quase como uma impressão digita.
É única e facilmente detectável. Todos os nossos textos e fotografias, antes de tornados públicos, são enviados para arquivo num organismo que atesta a originalidade dos nossos conteúdos.
Ao copiares / plagiar / adaptar sem a nossa permissão, estarás a infringir os nossos direitos de autor e a dar-nos motivos para, caso entenda-mos, recorrer à Justiça para fazer valer os nossos direitos de autor.
Além do mais, copiar conteúdo do nosso website vai prejudicar a tua reputação e penalizar a tua marca junto dos teus clientes.
Repara, os clientes quando buscam por um fotógrafo, vão entrar-te a ti, a nós e mais umas largas centenas de outros colegas. Deparando-se com conteúdos semelhante em vários locais facilmente ficam confusos e desconfiados e colocam imediatamente quem plagia e o plagiado fora das suas considerações.
Mas a logo prazo, existem problemas bem mais graves:
Os motores de busca como o Google, Bing, etc, estão cada vez mais desenvolvidos e “inteligentes”. Como o sucesso destes motores de busca depende de apresentar respostas de de qualidade aos utilizadores, há já vários anos que os seus engenheiros incorporam ferramentas de detecção de duplicação / cópia / plágio para oferecer aos seus utilizadores sempre conteúdo original, de qualidade e de acordo com o que buscam.
Actualmente o Google penaliza fortemente os websites que apresentam conteúdo duplicado, ou plagiado, o que significa que o teu website ficará com um ranking muito baixo nas pesquisas dos utilizadores e, por isso, com uma visibilidade online muito reduzida. Pode até mesmo dar-se o caso de acontecer o desastre e o teu website ser totalmente removido da indexação do Google sem sequer dares conta disso. Em menos de nada, todo o trabalho e investimento que fizeste para criar o teu website foi em vão pois ninguém conseguirá encontrar o teu website.
Mas nem tudo são más notícias!
Se os motores de busca penalizam fortemente o plagiador, por outro lado gratifica o plagiado. Pois, ser plagiado é sinal de que o conteúdo é de interesse, é sinal de autoridade!
É que os motores de busca identificaram no passado o nosso conteúdo como sendo o original e, porque querem prestar um serviço de qualidade aos seus utilizadores, o nosso conteúdo passa a ter melhor reputação junto dos motores de busca!
São óptimas notícias para nós!
Se gostas do nosso estilo de fotografar e pretendes copiá-lo as notícias que tenho para ti também não são muito animadoras!
Oscar Wilde disse: “Sê tu mesmo pois todos os outros já estão tomados”.
O nosso estilo de fotografar e o nosso serviço são o culminar de mais de 20 anos de pesquisa, de muito trabalho e de muita atenção a pequenos pormenores que fazem toda a diferença. São anos de observação e reflexão de como podemos sempre fazer melhor.
Quando estamos em reportagem, tudo está pensado e organizado antes de sairmos de casa! Conseguimos prever com antecedência os resultados que vamos conseguir e planificamos todos os nossos movimentos para atingir o resultado global que pretendemos para essa reportagem e para esses clientes.
Ao tentares copiar as nossas fotografias tem atenção que só estás a ver o produto final!
Não tens conhecimento de todo o nosso processo criativo e das opções que tomámos para atingir o resultado que vês e, logo, o resultado final do teu trabalho será uma cópia pouco uniforme com um resultado final pouco sofisticado e muito incongruente com o teu estilo pessoal.
Repara, o outro autor é outra pessoa, tem outra cultura, tem outra técnica, outra visão, outra história pessoal, até a estatura física é diferente da tua e mesmo isso tem influência!
Mas, mais importante, tem outros clientes!
As fotos que criamos são sempre pensadas para os nossos clientes e não para os teus clientes!
Enquanto insistires em tentar replicar o trabalho de outros autores, os teus resultados serão sempre medíocres. Conseguirás séries de fotografias que nada têm a haver umas com as outras e um estilo final que não é o teu nem do outro autor e o teu cliente sairá penalizado com trabalho de qualidade inferior.
Mais, enquanto não fores original, e não tiveres o teu estilo pessoal definido, os teus clientes dificilmente irão ficar satisfeitos com os resultados que apresentas, simplesmente porque o trabalho final será sempre pouco sólido!
Em resumo, copiar / plagiar conteúdo do nosso website ou de qualquer outro autor pode trazer-te muitos mais problemas do que ser a solução rápida e simples que anseias.
Não copies, sê tu mesmo!