Fotografar um casamento em França é muito diferente.
As tradições são dos casamentos em França tem particularidades interessantes e muitos são um verdadeiro dois em um!
Vem com bónus!
O estado Francês é capaz de ser o mais laico de todos os estados do mundo. Heranças da revolução Francesa!
Por isso, desde essa altura que nunca foi estabelecido nenhum protocolo entre o Estado e qualquer outra organização religiosa.
Em Portugal, por exemplo, existe a Concordata entre o Estado Português e a Igreja.
É esse acordo, entre muitas outras coisas, que permite a qualquer cidadão Português casar pela Igreja e, com poucas burocracias, o casamento religioso passa a ter validade legal perante o Estado.
Por esse motivo, os Franceses tem de casar primeiro no civil e, depois, caso pretendam, casar na sua confissão religiosa.
Muitos optam por fazer o casamento civil e religioso em dias separados, mas muitos outros preferem tratar tudo no mesmo dia, como foi o caso da Roxanne e do Antoine. O que para nós é simplesmente fantástico! … um dois em um!… top!
O casamento
Começámos a reportagem deste casamento em França ainda no dia anterior. Fomos ao local onde iria ser a festa para fazer uma visita técnica, conhecer o espaço e preparar o dia seguinte. Felizmente já a sala estava montada e decorada e por isso adiantamos trabalho e registamos logo essa parte.
Para nossa surpresa, encontramos por lá a Roxanne que estava a ultimar alguns detalhes da decoração da sala.
No dia seguinte começamos com a preparação do Antoine que prefere ser chamado por Tony. O Tony é Francês mas Luso descendente e muito integrado na comunidade Portuguesa em
Wervicq-Sud, Lille.
Rumamos depois para a preparação da Roxanne na casa da mãe. onde, como sempre encontramos uma agitação típica de qualquer casamento!
Seguimos depois para a “Marrie“, o equivalente as nossas Conservatórias do Registo Civil onde se celebrou o casamento civil.
Só aqui reparamos que o vestido da Roxanne era convertível! Retirou a saia das fotos iniciais e colocou uma outra. Interessante!
No civil o sim do Tony foi dado ao jeito de Cristiano Ronaldo. Um grito que deixou toda a gente a rir!
Seguimos depois para Igreja onde os nervos de ambos aumentou mas sem problemas a notar.
A festa de casamento foi num espaço especializado para o efeito já na Bélgica. Festa rija até as 5.00 da manhã.
Estamos sempre disponíveis para viajar contacte-nos!